quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Imaculada Conceição

 "Ó santa e imaculada virginidade,não sei com que louvores vos possa exaltar; pois quem os céus não podem conter, vós o levastes em vosso seio."

    A Imaculada Conceição da Virgem Maria,segundo o dogma católico nos diz que desde o primeiro momento de sua conceição, esta bendita Virgem foi preservada de toda a mancha do Pecado Original,transmitida aos filhos de Adão depois de ter desobedecido a Deus. Pelo maravilhoso privilégio de ser a escolhida para dar a luz ao Senhor, foi ela preservada de todo o mal e pecado, para que o demônio não tivesse poder sobre ela nem por um segundo.

 É preciso, esclarecer o Pecado Original. Quando Eva aceitou a palavra da serpente e comeu do fruto proibido, e além disso o deu a Adão, estava condenando desgraçadamente todos os seus filhos...pertencemos então, a uma raça pecadora, não pela nossa alma,pois Deus a criou perfeita e pura, mas está unida a um corpo naturalmente pecador e impuro...é por isso necessário o batismo, para renascermos em Deus, e com Ele nos reconciliar.

 É aí que entra o mistério da Imaculada Conceição! Por querer Deus que Ela fosse sua mãe criou-a semelhante a nós , mas não igual. Todos os seres humanos estão submissos a essa  regra exceto Ela, pois no momento da união da alma com o corpo, Deus a preservou desta impureza.
 Foi sempre preservada do pecado pois o nascimento de Jesus estava há muito antecipado, e não podia Ele vir ao mundo se não fosse por uma Mãe tão pura e Imaculada...Donde nasceria Deus que é a própria Santidade e Pureza se não fosse exatamente no ventre Santo e Puro de uma Virgem? Ela é pois,a obra-prima do Senhor,bendita entre todas as criaturas! Diz também Santo Agostinho: " Ele criou a mãe que escolheu, Ele escolheu a mãe que criou ".

   A prova disso está na própria Bíblia. Depois do pecado de Adão e Eva Deus disse ao demônio ( sob a forma de serpente ) : "Porei inimizade entre ti e a mulher,entre sua raça (serpente) e a tua ; e ela te esmagará a cabeça"(Gen 3,15). Não precisa de muita inteligência para perceber que a mulher é a própria Maria, cheia de graça diante de Deus e que a própria Maria (e sua raça) procurariam esmagar a cabeça do demônio.

 O próprio S. Gabriel a chama cheia de graça :Ave, cheia de graça,Senhor é contigo".É sim conhecido de que os homens glorificam os anjos, mas um anjo glorificar uma mulher? Não encontrará exemplo deste em lugar nenhum! Ao declarar cheia de graça revela que a própria é obviamente cheia da graça divina e pela sua saudação está acima dele. O Senhor é contigo revela que Deus esteve, está, e estará sempre com ela,e que conceberia o Filho de Deus em seu ventre. Lembre-se que o Anjo disse : O Senhor é convosco, então esteve com Ela desde a Eternidade e pelos séculos todos.

 Se Ela, então recebeu esta sublime saudação angélica, não será Ela purificada acima dos anjos? Cheia de graça, significa que é Ela a Pura e Imaculada, a única criatura que aos olhos de Deus, pela graça de Deus e pelo privilégio de ser mãe Dele. Devemos pois honrar e venerar este mistério, pois é mais um dos milagres de Deus em Maria...Lembrando que durante sua vida Ela tanto amou a castidade que pemaneceu Virgem em sua vida inteira. Da boca do Anjo foi a Ela explicado que além de permanecer sua perpétua virginidade, teria a alegria de ser mãe!(Lc 1,28-33).

 Há várias devoções relacionadas a esta virtude de Maria. Entre elas o Ofício da Imaculada Conceição que é basicamente uma oração para defender este dogma. Nossa Senhora também apareceu à Santa Bernadette dizendo em uma de suas últimas aparições ' Eu sou a Imaculada Conceição '. Ainda há a Ordem da mesma, pedida por Nossa Senhora a Santa Beatriz.

 É essa pureza virginal e única, que acompanhou a inteira vida de Maria que chamamos a Imaculada Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário